Coordenador : Selma Rodrigues de Castilho
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 396058.2206.49754.25072023
Departamento/Setor: MAF
Área Temática : Saúde
Tipo: Cursos
Publico Alvo : Professores da Educação Básica e alunos de cursos de licenciatura.
Objetivo
Desenvolvimento de um curso de educação à distância sobre o uso racional de medicamentos para professores e estudantes de licenciatura. Formação de recursos humanos para o ensino na área do uso racional de medicamentos. Criação de um portfolio de atividades e ferramentas voltadas para todos os níveis escolares sobre o uso racional de medicamentos. Ações de educação em saúde em escolas. Relação com a Sociedade e Impacto Social A proposta do curso visa a formação de professores que possam incluir o tema do uso racional de medicamentos em escolas de ensino fundamental. Espera-se que a introdução desse tema possa alertar a população para os perigos do uso indiscriminado de medicamentos e, assim, fomentar o uso mais racional destas tecnologias. Desta forma, espera-se que haja impacto na redução das intoxicações por medicamentos entre jovens e adolescentes, e que estes sejam também veículos de disseminação desta temática em seus círculos sociais e familiares.
Resumo
Tem-se o uso racional de medicamentos (URM) quando pacientes recebem esses produtos de acordo com suas condições clínicas em doses adequadas, por um período adequado e com um menor custo para si e para a comunidade (OMS, 1987). Por outro lado, intoxicações graves com medicamentos, muitas associadas ao uso inadequado destas tecnologias, são um problema de saúde pública, inclusive entre jovens e adolescentes. Além das intoxicações, o uso irracional de medicamentos ter como consequências o agravo da condição clínica, mascaramento de doenças, interações medicamentosas e efeitos indesejáveis (BRASIL, 2017). Jovens e adolescentes são grupo de interesse para ações de educação em saúde pois 30,6% fazem uso de medicamentos (BERTOLDI et al., 2016). Entretanto, no ambiente escolar, o foco geralmente fica em questões curativas. Pouco se observa na literatura sobre o papel do farmacêutico como orientador do uso racional de medicamentos nesses espaços, se tornando importante trazer o tema o contexto de sala de aula (JUNIOR & SILVA, 2017). Ramos e Castilho (2021) sinalizaram a importância de falar sobre medicamentos na escola por ser um espaço que alcança também a família e a comunidade, atuando na promoção e prevenção da saúde. Porém, faltam ferramentas e orientações voltadas para o cotidiano escolar, fazendo com que os professores utilizem apenas materiais e atividades propostas pelos livros didáticos em uso. Nesse sentido, torna-se necessário subsidiar professores e estudantes de licenciatura com educação continuada sobre uso racional de medicamentos, oferecendo apoio técnico-pedagógico e proposição de atividades que possam ser usados nos mais variados níveis escolares.